Mangás são histórias em quadrinhos japonesas e, ao contrário das histórias em quadrinhos convencionais, sua leitura é feita de trás para frente.
Os mangás não são criados como os gibis que conhecemos. A sua leitura deve ser feita de “trás pra frente”, considerando os moldes tradicionais. Ou seja, a história começa na última página e os quadrinhos são lidos da direita para a esquerda.
Os volumes de mangás são compostos de aproximadamente 200 páginas. Assim sendo, as histórias são compridas e com muitos detalhes. Possuem diversos pontos de vista e, além disso, conta com variações no número de quadrinhos, já que os autores (chamados mangakás) aproveitam o espaço disponível para transbordar os sentimentos e emoções nos desenhos que variam de tamanho.
Como e onde surgiram?
O termo mangá surgiu em 1814 nos hokusai mangá, que trazem caricaturas e ilustrações sobre a cultura japonesa. Já o mangá moderno tem influência dos cartuns ocidentais e de quadrinhos clássicos da Disney; e é basicamente uma criação de Osamu Tezuka, com Shin Takarajima ("A Nova Ilha do Tesouro"), de 1947.
Quando chegaram ao Brasil?
A primeira revista que começou a circular no Brasil foi Shonen Club, da editora Kodansha, em 1914.
Nessa época, as revistinhas japonesas eram constituídas por contos e histórias ilustradas por crianças e jovens.
Os mangás, como são conhecidos hoje, vieram para o Brasil depois da Segunda Guerra, seguindo o estilo criado por Osamu Tezuka, considerado o Deus do mangá. Foi ele quem inventou os personagens com olhos grandes e cheios de expressividade.
Quais os mais importantes?
Hokusai Manga, Shigurui, Kochikame, One Piece, Harenchi Gakuen, Shin Takarajima, Lobo Solitário e Amigara Dansô no Kai.
Oque são animes?
Animes são os desenhos animados produzidos no Japão. Para os japoneses os animes são todos os desenhos animados, independente da sua origem, nacional ou estrangeira. Para o mundo ocidental os animes são apenas os desenhos animados do Japão.
Fazendo uma pequena correção, apenas uma das imagens mostradas acima é uma imagem de mangá, pois uma das características de um mangá é o fato de o mesmo ser preto e branco. A maioria das imagens são de animes. Nem todo o desenho animado é considerado
ResponderExcluirum anime, pois muitos animes vão para os EUA e lá são modificados e editados, ou seja, deixam de ser o original mostrado no Japão, por isso não se pode dizer que todo o desenho animado é um anime, além das claras diferenças de um desenho produzido nos EUA e de um desenho produzido no Japão. Obrigado!
Não tem nenhum mangá melhor que o outro, só simplesmente uma que você conheça mais que o outro.
ResponderExcluir